Blog Layout

CONHEÇA A ALMA DO SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DA CONSULTORIA EMPRESARIAL SISTÊMICA!

A Consultoria Empresarial Sistêmica, é uma abordagem inovadora que traz para o mundo empresarial uma visão integral e holística do funcionamento do negócio. Surgiu a partir das práticas de Bert Hellinger, depois aprimorada por estudiosos, como Gunthard Weber, Décio Fábio de Oliveira Júnior, Klaus Grochowiak, dentre outros. A metodologia auxilia empresas a identificar e solucionar dinâmicas ocultas que afetam a performance organizacional, promovendo harmonia e eficiência.

A alma do negócio!

As constelações empresariais aplicam os princípios sistêmicos de Bert Hellinger ao ambiente corporativo, considerando que uma empresa é um sistema vivo e interligado por pessoas, departamentos, processos e clientes, regidos pelas leis fundamentais do pertencimento, hierarquia, equilíbrio entre dar e tomar e o respeito mútuo que  ajudam a esclarecer dinâmicas inconscientes não vistas que influenciam conflitos internos, no engajamento, em problemas de liderança e dificuldades no relacionamento com clientes e fornecedores.


Gunthard Weber, renomado psiquiatra e constelador sistêmico, é uma das principais referências no campo das constelações organizacionais, um dos pioneiros na adaptação dos princípios das constelações familiares de Bert Hellinger para o ambiente empresarial. Em sua obra principal, Constelações Organizacionais: Diagnóstico e Intervenção Sistêmica em Empresas e Organizações, Weber traz uma visão profunda sobre como as dinâmicas sistêmicas influenciam as relações e os processos organizacionais.


Para Gunthard Weber, "olhar para o sistema como um todo permite acessar as raízes dos problemas e não apenas tratar os sintomas". Ao integrar essa abordagem, as organizações resolvem conflitos e criam um ambiente próspero para colaboradores e clientes, fortalecendo sua posição no mercado.


Já Décio Fábio de Oliveira Júnior, em sua abordagem das constelações empresariais, ampliou os princípios sistêmicos tradicionais de Bert Hellinger, adaptando-os ao contexto organizacional. Ele destaca que, além das três leis sistêmicas clássicas do pertencimento, hierarquia e equilíbrio, outros princípios emergem como fundamentais para as dinâmicas empresariais, trazendo a tona as interações complexas nas empresas e clientes. Segundo Décio Júnior, é essencial que os valores pessoais dos colaboradores estejam em harmonia com os valores da organização. Quando há um desalinhamento, o sistema pode sofrer com desmotivação, resistência ou rotatividade elevada. Além disso, o respeito mútuo é relevante para a prosperidade empresarial!

Exemplo: Uma empresa com foco em sustentabilidade pode enfrentar dificuldades se os colaboradores não compartilham essa visão.


Tive o privilégio de participar de Supervisão Empresarial Sistêmica com Décio Júnior, especialista em constelações organizacionais. Para ele "a solução de um problema empresarial muitas vezes não está apenas em estratégias operacionais, mas em ajustes nas relações humanas e nas interconexões do sistema". Por meio de workshops, análises sistêmicas e simulações com representantes, é possível identificar os pontos de tensão e propor soluções que alinhem as pessoas e os processos com os objetivos organizacionais.


Muitas são as dinâmicas inconscientes visualizadas na consultoria empresarial sistêmica. Nas empresas familiares o sistema empresarial pode estar emaranhado com o sistema familiar, causando disfuncionalidades, como disputas internas, falta de foco, baixa autoestima, baixo desempenho, chegando até o desinteresse dos clientes pela marca, o que pode levar a crises na gestão de pessoas e finanças.


Outro especialista, Klaus Grochowiak, autor do método aconselhamento organizacional sistêmico-dinâmico, aplicado às organizações, ressalta que "a empresa é uma extensão do campo sistêmico dos fundadores e gestores. Qualquer desarmonia pessoal pode reverberar no ambiente corporativo", evidenciando a importância de alinhar os propósitos individuais e coletivos.


Exemplo: O fundador da empresa deixa seu legado de prosperidade na empresa. Este é sucedido por um dos filhos que tem severas queixas do pai desde a infância. Isto pode tirar a força motriz que impulsiona os demais funcionários. A prosperidade da empresa pode entrar em crise.


São muitos os Benefícios para as Empresas, Colaboradores e Clientes, como:  Para as Empresas:  Melhoria no desempenho organizacional, tomada de decisão mais assertiva, fortalecimento da cultura organizacional. Para os Colaboradores:  Engajamento e pertencimento, Redução de conflitos, Crescimento pessoal e profissional. Para os Clientes: Maior satisfação, Fortalecimento de vínculos.

 

A Consultoria Sistêmica organizacional ou empresarial busca trazer à tona essas dinâmicas ocultas, oferecendo insights para solucionar conflitos, promover equilíbrio e alinhar os valores e objetivos da organização. Isso resulta em um ambiente mais saudável, produtivo e preparado para o crescimento sustentável.



Se este artigo fez sentido para você compartilhe e deixe seu comentário!


Rogério Almeida tem formação em Constelação Familiar Sistêmica; Constelações Individuais com bonecos; Supervisão Constelação Empresarial; Constelação Método IOPT integral; Justiça Restaurativa Sistêmica; Mediação Familiar; Barras de Access;. É Advogado e Oficial da Polícia Militar do Piauí já na reserva remunerada.


Share by: