A “dezembrite” ou “síndrome do fim de ano”, é um conceito que descreve o conjunto de sensações e sentimentos que afloram em dezembro, causado pelo acúmulo de atividades, como trabalho, confraternizações, viagens, e sentimentos de tristeza, melancolia, ansiedade, estresse e lembranças de algo que aconteceu lá atrás e mexe com a gente.
E o que fazer? Planejar bem o mês! Aceitar o sentimento que vem, buscar fazer coisas boas e escolher bons pensamentos e evitar excessos.
Caso estes sentimentos de melancolia e tristeza permaneçam busque apoio espiritual, terapêutico.
No período do Natal e festas de fim de ano desaceleramos e podemos finalmente olhar para si, nos conectamos com a nossa criança interior, acontecimentos difíceis guardados no inconsciente são tocados e querem vir a tona para serem olhados e ressignificados. O que faltou? O que era para ser diferente e não foi? É o primeiro dezembro sem o ente querido?
isto acontece porque nossa mente para nos proteger guarda memórias que não foram muito boas, porém, estas memórias ficam latentes e vêm a tona quando gatilhos mentais são acionados. O período de dezembro representa para muitos a volta dessas lembranças inconscientes guardadas. Buscar essas respostas é importante porque quando não olharmos para esses sentimentos eles irão submergir e ressurgir no próximo natal!
matérias relacionadas: A PROSPERIDADE
https://consultorsistemico.net/discover-your-purpose
Rogério Almeida @consultorsistemico é Terapeuta Holístico, com ênfase em Constelações Familiares e Terapia da Identidade método da IOPT - CBO 3221-25.