Blog Layout

Você sabia que as emoções podem ser reguladas?

Podemos regular as nossas emoções?

A emoção é uma condição momentânea do ser humano surgida das experiências que nós temos desde a fase gestacional até o dia de hoje, ela traz alterações nas áreas do funcionamento no nosso cérebro e do nosso corpo preparando-nos para o dia a dia. Através dos nossos sentidos nós recebemos estímulos e selecionamos parte destes estímulos. Daí começa todo o processo do sentir – pensar – agir.


É importante conhecer as emoções para termos uma boa regulação emocional, o autocontrole das nossas expressões emocionais comportamentais e fisiológicas para estarmos bem conosco e melhor interação social. Quando deixamos nosso emocional no modo automático nossa própria psique vai se auto regular da forma que ela entender, podendo ser funcional ou disfuncional, saudável ou doentio.


As emoções básicas são agradáveis, como amor, alegria, gratidão, ou desagradáveis, como tristeza, medo, nojo, raiva. Muitas vezes negamos emoções consideradas desagradáveis, o que não é saudável, porque pode causar desde estresse emocional a doenças emocionais a físicas. Em verdade, todas as emoções tem uma função e não devem ser rejeitadas ou reprimidas, precisam de interpretação e cuidado. Já ouviu falar a expressão “O corpo fala”? Quando a mente cala o corpo se expressa, como? Através de sintomas, doenças emocionais e físicas. O descontrole emocional, estresse, ansiedade, depressão, insônia, transtornos são alguns sinais.


Nossa mente é formada por parte consciente, a que pensa. E inconsciente, a emocional. A mente pensante representa 5% do trabalho mental, processa 40 bits de informação por segundo, enquanto a mente emocional estimula 95% da mente, processa 11 bilhões de bits por segundo, onde estão nosso banco de dados, principais crenças construídas por experiências vividas, principalmente na infância, incluindo as boas memórias e as memórias traumáticas. A interação entre a mente pensante e a emocional ocorre para a nossa sobrevivência e prazer.


Podemos desenvolver a capacidade de se autoconhecer, reconhecer e avaliar as emoções e pensamentos, gerir melhor os próprios comportamentos. A gestão das emoções proporciona leveza e paz interior, saúde e qualidade de vida. Nos permite identificar o que a emoção boa ou ruim quer nos dizer. A gestão emocional proporciona melhores decisões, comunicação assertiva, expressão dos sentimentos, auto amor.


Prestar a atenção em si e conhecer a forma como nosso cérebro interpreta o mundo, como as nossas emoções influenciam as nossas reações e nosso comportamento pode ser o início de uma jornada de autoconhecimento, auto amor bastante promissor. Quando se tem dificuldade de entender como funcionamos emocionalmente podemos buscar ajuda de um profissional de saúde e bem estar emocional capacitado para te ajudar nessa jornada.


Como você lida com suas emoções?


Rogério Almeida

Terapeuta Holístico



Share by: